sexta-feira, 5 de junho de 2009

Do vosso marquintónio

Caros amigos e amigas, há muito tempo que o ARTEC não conhecia um grupo de trabalho absolutamente tenaz e criativo, na expressão de uma arte, que embora seja praticadada em regime de part time, exigiu de cada um de vocês uma energia e entrega que fez do meu texto o vosso sucesso.

Já sabem que eu ladro muito mas nunca mordo. No entanto, este ano, voltei a ser "mordido" pelo entusiasmo dos primeiros anos de vida que este grupo teve.
Cada um de vocês trouxe uma energia, e um "estar", que regeneraram o que era preciso mudar, e solidificaram um espirito de grupo que há muito existe no ARTEC.

Não sou de lamechas, como vocês bem sabem, mas comoveu-me ver-vos a gritar merda no parque de estacionamento do restaurante onde fomos comemorar o nosso último dia.

Lembrei-me do Carlos, da Anick, do Carlucci, da Sónia, da Sandra, do Zé Pedro e de todos os outros que há mais de 17 anos atrás, depois de um workshop "suado" me convenceram a dirigir o nosso, "vosso", primeiro espectáculo.

É para mim uma honra ter trabalhado convosco nestes meses e ter assistido a momentos de criação divinos, dentro e fora dos ensaios.

Carissímos e Carissímas, em Setembro/Outubro lá nos encontraremos outra vez e garanto-vos que agora, depois de ver o que vocês são capazes de fazer, sinto uma grande responsabilidade, e até estou mesmo preocupado por vos poder fornecer um tapete que vos faça voar para longe...muito longe...

Não queria terminar este texto sem deixar o meu muito obrigado à Catarina e ao Pedro por tudo o que fizeram, nos nem sempre fáceis bastidores de um grupo como o nosso, que luta diariamente com as invejazinhas do costume, ou, com a inevitavel falta de bom senso de quem gostaria de estar no nosso lugar.

A Catarina agradeço todo o empenho e paciencia e ao Pedro, a dedicação a uma causa artistica que também passou a ser dele.

Amiguinhos (as) tenham umas optimas férias e se puderem vão ao tal "Bairro" para se inspirarem para Outubro.

Bjs

Marcantonio

9 comentários:

Artequianos disse...

opaaaaaaaaaaaah!!! Lágrimaaaa! emoção e tudo e tudo! De facto, este artec é um espectáculo... um grupo unido pela mesma paixão e com um grande MESTRE que nos guia neste Mundo do Teatro! É uma honra trabalhar para e com o artec e não o trocava por nada neste mundo!

Todo o sacrifício vale a pena para os ver em palco! Para ver o ArTeC a brilhar! =D

Um beijinho da Xôra Produtora!

Já tou com tta saudadeeeeeeeeeeee!!!

Raquel MArtins disse...

Tens razão Catarina! A emoção vem ao de cima ao ler as palavras do nosso Mestre. Quem viu o Marco o ano passado e quem o vê... Eu tinha prometido a mim própria que este seria o último ano, mas não consigo "esvorciar-me" de vocÊs, do marco e do sonho que é representar!!
Obrigada Mestre pelas tuas palavras e por acreditares em nós!

Obrigada mesmo!

Um beijo e até Outubro.... (esperem por uma nova raquel) :p

Amadeu Mendes disse...

oh meu deusss.. claro que não podia faltar a MINHA lágrima ao canto do olho (e não é que a mobília do artec foram os tres a comentar primeiro?!), pois bem, continuando. Primeiro, como é que o marco viu o nosso merda LOL ele já nao tinha ido embora ?! *memoria falha* mas isso nao interessa para nada, de facto tivemos muito unidos este ano, e lutamos para conseguir aquilo que fizemos, e chegámos longe, e para o ano, melhor estaremos e mais fortes tambem, e as pessoas novas que entrarem vao se juntar e perceber o fantastico grupo que nós nos tornamos.

Eu ia o ano passado embora, cheguei a ir dois mesinhos, mas voltei assim que os ensaios começaram. Este ano, a meio já achava que ia sair (até pq a minha raquel ia sair ! e eu comecei com ela, e sem ela ia ser estranho.), mas não vou, e para o ano cá estarei para mais momentos, risadas, lágrimas, singstar, vinho bonzão, frustações, sentimentos, fraquezas, arrepios, aplausos, sorrisos, amizades.. e continuar a fazer aquilo que eu gosto, e aquilo que eu luto, e aquilo que eu sonho um dia fazer vinte e quatro horas por dia, 365 dias por ano: teatro! Sem nunca esquecer a família que o Artec é, e o orgulho que me dá estar no Artec há tres anos.

Okay vou parar... não, não vou. Raquel amor, tu sabes que muitas vezes não desisti do meu sonho, tb por ti, e muitas vezes me deste força, e este nao partilhamos um momento que nunca me vou esquecer num certo sabado, que saimos a chorar do palco de tão fantastico que foi. Obrigado por tudo, e que venham mais desses momentos. Marquinho, marquinho, tu sabes que eu te adoro, e que quando me das nas orelhas eu fico possuido devido ao meu baixo autoestima, mas no fundo, eu sei que so me queres ajudar, e eu aceito tudo, pq é isto que eu quero fazer da vida.

Amadeu Mendes disse...

Continuando, LOL ines grande, tu tanto me ouviste no metro, tu sabes que eu te adoro meu amor, nunca te esqueças de mim, viu? xD Obrigado pelo apoio incondicional e por tudo o que passamos juntos nestes ultimos 2 anos.
Ines pequenina, oh meu amor, eu sei que 'tas a pensar sair, e aceito como só posso aceitar, se quiseres voltar ja sabes que o teu cantinho esta sempre presente na nossa familia artec. Adoro-te e pronto, pequenina minha, obg tb pelo apoio.

Helgaaaaa, minha helga, eu conheci-te este ano, e sinto que ja te adoro desde sempre :D so quero que mais momentos venham, e mais gargalhadas, e abraços, e danças atras da cortina, tu es perfeita mulher. A-D-O-R-O vc.

FILIPPPAAAA, a que se ri com as minhas piadas amarelas, canta as minhas musicas lindas "DA LAPADA NA RAXAAAADA", canta comigo no singstar e fazemos cada um 9000 pontos =D tu es um orgulho mulher, tb adoro o teu pai e o teu irmao e a tua mae que dizem sempre bem de mim LOL e os meus amigos tb te adoram ,por issoo é fantastica a nossa amizade, desde o benvolio até o eu nao gosto de ir jatnar a casa dos pais dela. adorote.

DIAAANA. A minha companheira de conversas porcalhoooonas, okay, a minha garra nas discussoes, adorei este tempo contigo, e adorei conhecer-te e ver que nao es o que pensava no inicio ehehe, nunca te esqueças q tou aki pa tudo, e q no fundo, no fundo, es uma pessoa fantastica LOL

Pedro, a pessoa que nos faz rir, que da vontade de bater nele tb LOL que anda aos gritos comigo, e eu com ele, sobre coisas parvas, tu sabes que es um fofinho la no fundo LOL q quer ir a casa de banho todas as peças, e que so quer fumar e beber cafe lol o meu companheiro do pão e da sorayyyaaaa. Para o ano la estaremos.

Titooo, o meu comentador de blog, o rapaz da manta, o rapaz caladinho, mas quando fala, fala LOL foi mto bom conhecer-te, e andar aos gritos cntg tb LOL para o ano la estaremos para mais momentos, es um rapaz bacano que me acompanhou ao metro da ultima vez LOl

Finalmente... CATARINA. tu sabes que es um amor e ha tanta coisa que eu posso dizer, lutaste mto pelo artec, e so tenho a agradecer, pq o artec é de todos nos, so espero que para o ano estejas mesmo na bilheteira vestida a rigor LOOL como foi falado no jantar, eu sei que tu me adoras e eu tb te adoro, os nossos abraços, e momentos, ha já tres anos, somos mesmo os "idosos" do artec. PEDRINHO, fizeste um optimo trabalho nas luzes e a pores ordem naquela sala, q tb é preciso ehhehe obrigado pelo singstar, e todos os momentos, e por dares força à nossa catarina, pq tb é mto preciso.

Obrigado tb à marta por aturar o marco LOL e à luisaaaaa (a mamã que eu tanto ADORO), e ao victor (noivo da minha raquel linda), e ao carlos e à marina, e a todas as pessoas que fizeram o artec possivel.

E para terminar, o nosso grito.
*MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERDA*

Anónimo disse...

Olha Amadeu a mobilia comentou primeiro e a tinta fresca comenta a seguir looooooooool...
Sao estas menssagens que nos fazem seguir em frente...
Sao estas menssagens que nos fazem ir mais além...
Sao estas menssagens que me metem com a pu... da lagrima no cantinho do olho :s
Obrigado Marco pela pessoa que és e por ladrares e nao morderes ;)

Curriculum Artec:
Tenho a informação de que iria-se realizar na faculdade d eletras um workshop dirigido pelo actor marcantonio del carlo ao que eu respondo:
- Eu vou! (até me faz lembrar o slogan do Rock in Rio) lol.
Depois de muitos jogos e da outra me entrar num exercicio pelo balcao da pastelaria a dentro para me tirar o ultimo bolo rei lol e depois de pregar um susto ao arrastar a mesa e depois de muitos exercicios realizados, pois que chega ao fim o workshop.
Ao fim de uns dia... semanas... estava eu muito bem a almoçar em sete rios liga-me uma senhora, que no jantar de dia 30 vim a descobrir que era a catarina a dizer.me que tinha sido um dos seleccionados parea ficar no artec.
Chego ao artec e vejo uns caramelos todos contentes e as tintas frescas a olhar para akilo loool, segue-se os ensaios de mesa e os sem mesa loool... até que no dia 17 de Abril de 2009 estreia o nosso rebento que vinha completamente NU!
Pois que passado um ano cresce e ja me vai para o bairro loooool...
Obrigado a todos;)
PS: Hoje os tais caramelos adocam-me ;)

Adoro-vos muitooooooooooo

Bjs

Pedro Silva

NiCeStHiNg disse...

Estou praticamente a chorar! :'( gostei muito muito das palavras do Mestre:) grrrr ************** a todos see u soon!!!!

P.S.- viram viram...o Marco ker nos desencaminhar, a mandar.nos po Bairro... ai ai...amanha vou la :X ehehehehe!

Anónimo disse...

=´) oh tão fofi* Obrigada eu, ao Artec, ao shôr "Marquintónio", à Catarina, ao Pedro e a todos vocês meus anjos =), por tudo, mesmo, momentos 5 estrelas que passei com vocês.

É verdade que estou a pensar em sair, mas não é do grupo, vocês estarão sempre comigo, poderei não estar no palco connvosco, mas espero acompanhar o processo e ajudar no backstage, sim???? (até porque tenho que aparecer num video a rir-me para a Raquel, minha diva ;), para manter a tradição ;D).

Adoro-vos familia Artec ^^*

beijooo enormeeee,

Inês Caçula ^.^

Anónimo disse...

É um orgulho pertencer ao ArTeC e ouvir essas palavras, vindas de quem vem. Obrigado por confiares em nós, Marco.

Mal posso esperar por outubro, já estou com saudades sniff. Entretanto, temos de ir combinando qualquer coisa, let's keep in touch =P

Ya Amadeu, quando eu falo, falo LOL
Inês, independentemente do que decidires, estás sempre connosco, não escapas =P

Tito

Anónimo disse...

Puxa! :O Não estava nada à espera disto... A minha alma está parva, assim como o cérebro que nem ele sabe como responder a isto tudo. Fofuuuuuuuccchhhh ca fofusquinho putxi cutxi
Tenho um bocado de baba a ligar a minha boca à mesa e não consigo mexer-me de forma a quebrar esta ligação ridícula... (bloqueio: não sei mais como dizer as coisas)
Ah, meus queridos... Não imaginam como a minha vida mudou depois de vos conhecer a todos. Subitamente, umas pinceladas vieram dar mais côr à minha vida e graças a vocês descobri uma coisa que me dá um gozo enorme fazer: teatro... E não vou especificar cada um de vocês porque não saberia como fazê-lo.
Ah, meus queridos... Todos, sem excepção... "Um abraço neste ponto de encontro, um abraço nesteee ponto de encontroooooo" ;)
(estou a ouvir um casal a discutir histericamente na rua - é meia noite e tal - vou ver o que se passa)
p.s.- Amadeu, sabes com quem estive hoje? :P lol

Beijinhos cheios de saudades a todos!

Helga